Urnas Eletronicas
Nas ultimas décadas nosso país vem se desenvolvendo no que se diz respeito a tecnologia da informação em diversos setores. Dentre eles o governo que tem como destaque o processo eleitoral.
A informatização teve inicio em 1986, durante a presidência do ministro Néri da Silveira, com o recadastramento eletrônico de aproximadamente 70 milhões de eleitores.
Em 1994 fez-se, na gestão do ministro Sepúlveda Pertence, pela primeira vez, a totalização das eleições gerais pelo computador central no Tribunal Superior Eleitoral.
Em 1995, na gestão do ministro Carlos Velloso iniciaram-se os trabalhos de informatização do voto. Uma comissão de juristas e técnicos de informática apresentou um protótipo da urna eletrônica. Para a elaboração do projeto ecnico da urna eletrônica, incluindo o equipamento e os programas, foi constituído um grupo de trabalho que contou com a colaboração de especialistas em informática, eletrônica e comunicações da justiça eleitoral, das forças armadas, miniserio da ciência e tecnologia e ministério das comunicações.
Sob a presidência do minstro marco aurelio mendes de farias mello em 1996 foi iniciada a primeira votação eletrônica do brasil. Nas eleições de 1996, um terço do eleitorado votou nas urnas eletrônicas.
Nas eleições de 1998, votaram, eletronicamente , dois terços dos brasileiros.
Finalmente, no ano 2000, o projeto foi implementado em sua totalidade, ocasião em que todo eleitorado voltou por meio eletrônico.
Seguiram-se as eleições de 2002,2004 e 2006.
Em 2006, voltaram, eletronicamente, cerca de cento e vinte e cinco milhões de brasileiros.
VOTO INFORMATIZADO
Surgiu para agregar mais qualidade , agilidade, transparência , segurança e robustez ao processo eleitoral.
Tem sido uma ferramenta efetiva para o combate as fraudes.
É um produto genuinamente brasileiro, único no mundo, concebido e contruido sob a orientação do TSE,