Urinálise
ELISON UCHOA RIBEIRO
GISELE DOS SANTOS MENDES CARDOSO
IACINETE TAVARES DA CONCEIÇÃO
JOELMA NERI TRINDADE
LIZELI PEREIRA TAVARES
LÍQUIDOS CORPORAIS E SECREÇÕES
MACAPÁ
2014
CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL GRAZIELA REIS DE SOUZA
ELISON UCHOA RIBEIRO
GISELE DOS SANTOS MENDES CARDOSO
IACINETE TAVARES DA CONCEIÇÃO
JOELMA NERI TRINDADE
LIZELI PEREIRA TAVARES
SECREÇÃO VAGINAL (TRICOMONAS VAGINALIS)
Trabalho apresentado como requisito avaliativo na disciplina de Líquidos Corporais e Secreções do curso técnico em análises Clínicas do Centro de Educação Profissional Graziela Reis de Souza.
Orientadora: Denise Araújo.
MACAPÁ
2014
SECREÇÕES CORPORAIS
Segundo as análises e fontes de pesquisa, chegou-se ao consenso de que secreção normal é todo e qualquer fluído constituído por nossas células de defesas. Sendo que existe tanto a secreção normal quanto a patológica.
Este fluído normal contém água, albumina (uma proteína abundante no corpo), células brancas de origem sanguínea além de mucina. Está presente no canal vaginal para lubrificar as regiões internas e externas ás protegendo de possíveis microrganismos danosos a saúde humana.
Tendo em vista este conceito de saúde, mulheres em sua idade reprodutiva apresentam secreção vaginal normal, esse quadro pode mudar ao decorrer do ato sexual onde podem ser transmitidas várias doenças.
Entre elas destacamos a Tricomoníase. É o fator fundamental que modifica a secreção dita anteriormente normal.
TRICOMONÍASE
Tricomoníase é uma doença sexualmente transmissível (DST) que tem como agente etiológico o parasita, protozoário conhecido cientificamente como TrichomonasVaginalis.
O mesmo por ser causador de uma DST consequentemente é transmitido por via sexual, entre parceiros contaminados. O protozoário se aloja tanto no prepúcio (camada externa do pênis) do homem, quanto no