Urbanização
A urbanização resulta fundamentalmente da transferência de pessoas do meio rural (campo) para o meio urbano (cidade). Assim, a idéia de urbanização está intimamente associada à concentração de muitas pessoas em um espaço restrito (a cidade) e na substituição das atividades primárias (agropecuária) por atividades secundárias (indústrias) e terciárias (serviços). Entretanto, por se tratar de um processo, costuma-se conceituar urbanização como sendo "o aumento da população urbana em relação à população rural", e nesse sentido só ocorre urbanização quando o percentual de aumento da população urbana é superior a da população rural.
Os geógrafos definem cidade como “uma concentração de população num aglomerado de casas ou prédios, com ruas pavimentadas, água encanada e esgoto, transportes coletivos e coleta de lixo. A cidade possui fábricas e casas de comércio, serviços em geral e um órgão administrativo chamado Prefeitura” (prof. Osvaldo Piffer).
Existem diferenças fundamentais no processo de urbanização de países desenvolvidos e subdesenvolvidos, abaixo estão relacionadas algumas delas:
Desenvolvidos:
Urbanização mais antiga ligada em geral a primeira e Segunda revoluções industriais;
Urbanização mais lenta e num período de tempo mais longo, o que possibilitou ao espaço urbano se estruturar melhor;
Formação de uma rede urbana mais densa e interligada.
Subdesenvolvidos:
Urbanização