Urbanização
Resumo: Após a Revolução Industrial, iniciou-se o processo de urbanização das cidades. A urbanização ocorreu primeiramente nos países desenvolvidos, de forma lenta e planejada, sendo que a partir de 1950, os países subdesenvolvidos, iniciaram sua urbanização. O êxodo rural, principal causa da urbanização, aconteceu de forma intensa nos países subdesenvolvidos, fazendo com que o rápido crescimento das cidades e a introdução do homem do campo no meio urbano ocorresse sem planejamento. Nesse contexto os problemas urbanos se intensificaram, e consequentemente o aumento das desigualdades sociais e econômicas.
1 INTRODUÇÃO
A urbanização conceitua a transferência de pessoas do campo para a cidade, e um espaço pode ser considerado urbanizado, a partir do momento em que o percentual de população urbana for superior a rural.
Os países desenvolvidos tiveram uma urbanização mais lenta do que os países subdesenvolvidos industrializados, sendo que estes cresceram de forma rápida e desordenada, causando problemáticas para a população.
Levando em consideração que durante seu processo de urbanização, os países desenvolvidos não eram industrializados como os subdesenvolvidos atuais, a possível explicação é que quanto mais tarde um país se torna industrializado tanto mais rápida é sua urbanização
2 O ÊXODO RURAL
Existem dois fatores para explicar a ocorrência do êxodo rural:
1 Repulsivos: Os que expulsam o homem do campo, como a introdução de máquinas no meio rural e a falta de apoio governamental.
2 Atrativos: São os que atraem as pessoas do campo para a cidade, como a expectativa de emprego, melhoria na saúde, educação, etc.
No caso dos países subdesenvolvidos, predominam os fatores repulsivos. As cidades crescem rapidamente, caracterizando o fenômeno chamado de metropolização, e esta sem a estrutura suficiente para recebê-los ajuda na proliferação de favelas, aumento da violência, a falta de empregos, entre outros problemas.
2.1 Metropolização
A