Urbanização
URBANIZAÇÃO
Urbanização é um processo de afastamento das características rurais de uma localidade ou região, para características urbanas. Usualmente, esse fenômeno está associado ao desenvolvimento da civilização e da tecnologia.
BRASIL
O Brasil conhece o fenômeno da urbanização propriamente dito somente em meados do século XX. Até então, a vida urbana resumia-se, na maior parte do País, a funções administrativas voltadas a garantir a ordem e coordenar a produção agrícola.
BRASIL
Somente algumas cidades conheceram o processo de urbanização antes do século XX, como Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo.
Rio de Janeiro, Ipanema, inicio do século XX
BH . 1930 . AVENIDA AFONSO PENA Cidade ainda pouco populosa
BRASIL
Após a década de 50 o país se industrializa. Impõe-se uma nova lógica na organização da sociedade brasileira. As inovações econômicas e sociais são enormes, pois associam-se, neste contexto a revolução demográfica, êxodo rural e integração do território pelos transportes e comunicações.
BRASIL
ANO 1940
1950 1970
POP. URBANA 31%
36% 56%
POP. RURAL 69%
64% 44%
1990 2000
75% 81%
25% 19%
Evolução da população de BH
Conurbação
Corresponde ao encontro ou junção entre duas ou mais cidades em virtude de seu crescimento horizontal. Em geral, esse processo dá origem à formação de regiões metropolitanas.
MEGALÓPOLE RIO - SÃO PAULO
RESENDE, VOLTA REDONDA SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, PINDAMONHANGABA, TAUBATÉ
GRANDE RJ
GRANDE SP
Megalópole brasileira em formação
Tecnopólo Corresponde a uma região tecnológica, ou seja, locais onde se desenvolvem pesquisas de ponta. Como exemplo, podem-se citar o Vale do Silício, na costa oeste dos EUA.
►
Alguns dos mais importantes tecnopólos brasileiros estão no interior o estado de São Paulo, como é o caso do maior deles, que ficou conhecido como "Vale do Silício brasileiro", localizado em Campinas, que reúne no mesmo pólo tecnológico unidades