Urbanização e fontes de energia
01 (UFPI) Com relação ao processo de urbanização do mundo contemporâneo, é correto afirmar:
a) ) A Revolução Industrial, momento essencial para o desenvolvimento do sistema capitalista, desencadeou grandes transformações sócio-espaciais nas cidades, elevando cada vez mais os índices de urbanização.
b) Uma rede urbana começa a se estabelecer a partir dos fluxos industriais mantidos entre um grupo de cidades.
c) O processo de globalização possibilitou o estabelecimento de um conceito único de cidade para todos os países do mundo.
d) A rede urbana se organiza somente nos países industrializados porque se estabelece uma dependência dos serviços urbanos dos pólos industriais em relação às demais cidades periféricas.
e) A urbanização acelerada promove a ocupação dos espaços vazios no interior das cidades dos países subdesenvolvidos ou emergentes, principalmente, pela moderna verticalização das moradias.
=================================================================================
02 (UFJF) Uma usina termoelétrica de Juiz de Fora está sendo adaptada para funcionar tanto a gás quanto a álcool. O projeto inédito promete produzir energia de forma mais limpa. O término das obras está previsto para dezembro, quando começam os testes operacionais. A termoelétrica de Juiz de Fora, que vai compor o sistema interligado nacional, será bicombustível e a primeira no mundo a usar álcool na produção de energia. O novo modelo de usina permite que o sistema de energia funcione de forma mais eficiente, afirma a Petrobrás.
Disponível em: . Acesso em: 25 jun. 2009. Adaptado.
Essa usina bicombustível tem como objetivo: a) possibilitar a expansão do mercado de consumo do etanol produzido no Brasil, porque os países que obtêm energia, a partir de termoelétricas, teriam a opção de utilizar um combustível limpo. b) contribuir para a redução do tráfego de caminhões que