urbaniza o de favelas
Projeto Habitare:
Urbanização de favelas: procedimentos de gestão
Este estudo faz parte do projeto “Manual de Qualificação de Assentamentos
Urbanos Degradados”, apoiado pela Financiadora Estudos e Projetos (FINEP) por meio do Programa de Tecnologia de Habitação (Programa Habitare).
Equipe de pesquisadores e estagiários:
a) Escola Politécnica da Universidade de São Paulo;
b) Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro;
c) Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais; e
d) Universidade Católica de Salvador.
Com base nos conhecimentos adquiridos, são realizadas análises e recomendações que buscam proporcionar maior qualidade e eficiência em empreendimentos direcionados à urbanização de assentamentos degradados. A meta é oferecer subsídios a formuladores de políticas, a planejadores, projetistas e executores de programas de urbanização de favelas. Há também a expectativa de que o documento chegue a profissionais e estudiosos da área, receba críticas e contribuições, além de promover reflexões e discussões que resultem em novas iniciativas relacionadas ao tema. http://www.habitare.org.br/pdf/publicacoes/completo_rt_4.pdf Definição de favela:
“Favela” é um termo, de certa forma genérico, comumente utilizado para definir aglomerações habitacionais de baixa renda, em condição fundiária irregular, ocupação espontânea da terra e com carência de infraestrutura, mesmo que em alguns casos parte dessas características possa não estar presente. É muito comum que as moradias de favelas sejam compostas de cômodos pequenos, úmidos, pouco ventilados, mal iluminados, com problemas estruturais e de acessibilidade.
As principais razões para isso seriam o restrito espaço de terreno, a carência de recursos financeiros, a falta de conhecimento técnico para execução e o improviso das obras, que vão sendo continuamente ampliadas sem um planejamento ou projeto prévio. Não raramente essas áreas são ocupadas coletivamente por meio de iniciativas