Urbanismo
O Novo Urbanismo é um movimento voltado para o desenho urbano que defende o projeto de vizinhanças para pedestres com funções mistas de habitação e trabalho. Surgiu nos Estados Unidos no início dos anos 1980 e continua atuante em muitos projetos de desenho e planejamento urbano.
O Novo Urbanismo é influenciado fortemente por padrões de desenho urbano anteriores à entronização do automóvel e estabelece princípios como desenho do bairro tradicional (TND) [1] e desenvolvimento orientado pelo trânsito (TOD).[2][3] É também relacionado de perto a com os conceitos de Regionalismo e Ambientalismo.Market Street. Celebration, Florida. Imagemhttp://en.wikipedia.org/wiki/New_Urbanism
O Novo Urbanismo organizou-se no Congresso para o Novo Urbanismo, fundado em 1993. Seu texto fundacional é a Carta do Novo Urbanismo.
Nós defendemos a reestruturação das políticas públicas e práticas desenvolvimentistas que sustentem os seguinte princípios: as vizinhanças devem ser diversificadas em uso e população; devem ser projetadas para o pedestre como também para o carro; cidades grandes e pequenas devem ser conformadas por espaços públicos fisicamente definidos e universalmente acessíveis e por instituições de comunidade; os sítios urbanos devem ser moldados pela arquitetura do edifício e da paisagem, que celebram a história local, o clima, a ecologia, e a prática de edifício.
Os Novo Urbanistas apóiam o planejamento regional para áreas livres, a arquitetura contextualizada, e o desenvolvimento equilibrado