Urbanismo -Rua do Porto
A Rua do Porto é o local mais tradicional da cidade, considerado o seu cartãopostal. No local está presente a história da fundação de Piracicaba, muito ligada à população ribeirinha. As construções, uniformes e coloridas, evidenciam algumas das casas da população que ali vivia e dependia do rio para o seu sustento. Atualmente, algumas construções ainda permanecem como moradias, mas muitas foram transformadas em restaurantes. Está localizada na margem esquerda do Rio Piracicaba, juntamente à Avenida Beira Rio e à Avenida Alidor Pecorari, ambas na orla do rio Piracicaba, no Parque do Porto. O acesso ao local, assim como todos os seus atrativos, é fácil ao ser a região de maior destaque turístico da cidade.
O local é produto turístico consolido da cidade, recomendado para todos os visitantes. Nos dias de semana o local é bem tranquilo, mas aos finais de semana a concentração é intensa, chegando a totalizar 9.000 pessoas circulando por esse local.
População em 1940 – cerca de 76.000
População em 1970 – cerca de 152.000
População em 2000 – cerca de 329.000
População em 2010 – cerca de 364.571
População estimada em 2013 – cerca de 385.287
Vista do Rio Piracicaba e Rua do Porto a partir da atual praça Miguel Dutra (praça da
Pinacoteca), início do século XX.
Rio Piracicaba, início do século XX. Em primeiro plano a Casa do Povoador, ao fundo a
Rua do Porto.
. É famosa por proporcionar atividades de lazer, pelos seus atrativos turísticos como o Engenho Central, o Museu da Água, a Casa do Povoador, a Casa do Artesão e o Casarão do Turismo. Outro diferencial é a diversidade de bares e restaurantes que oferecem principalmente gastronomia a base de peixes, o que atrai muitos visitantes nos fins de semana e feriados.
Rua do Porto antes das obras do projeto de requalificação. Casa do Povoador
Localizada na rua do Porto, à margem esquerda do rio Piracicaba, é considerada uma das primeiras casas construídas quando do