Urbanidade na Gama dEça
Estímulo ao desenvolvimento
A dissertação de mestrado da professora Maria Inês Sugai, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, ressalta a importância que a abertura das avenidas Othon Gama D´Eça e Osmar Cunha – que dá continuidade à primeira após o cruzamento com a Avenida Rio Branco – tiveram para Florianópolis.
Na sua dissertação “As Intervenções Viárias e as Transformações do Espaço Urbano. A Via de Contorno Norte-Ilha”, defendida na USP, Maria Inês afirma: “Duas importantes avenidas, que efetuaram a ligação norte-sul da península, foram abertas em 1959: a Avenida Othon da Gama d’Eça e a Avenida Osmar Cunha. Estas duas avenidas e a sua conexão não constavam do Plano Diretor, na época, mas apoiavam-se no traçado de ruas locais definidas pelo plano. Além de efetuarem a ligação norte-sul no centro da península, garantiram também o reloteamento das áreas centrais da península, onde se situavam antigas chácaras ainda não desmembradas.”.
216535119189500E segue afirmando que “Com estas duas avenidas criou-se uma maior acessibilidade dentro da península, em especial na sua área norte. Este corredor viário norte-sul, que seccionou e modificou as características do setor residencial previsto no Plano, estimulou o desenvolvimento comercial e a