Upps no Rio de Janeiro
A primeira UPP foi construída no Morro Santa Marta, posteriormente, novas unidades foram instaladas na Cidade de Deus, Batan, no Morro Pavão-Pavãozinho e no Morro dos Macacos. Na prática, as UPP´s têm o objetivo de tomar as áreas do tráfico de drogas e ajuda a reconstruir o ambiente de paz para os moradores das comunidades.
A presença dos policiais das UPP´s é referente a um policiamento comunitário, cujo conceito é trabalhar com a confiança e parceria com os moradores da comunidade. Não é apenas a presença policial para manter territórios livres de traficantes e milicianos (ex-policiais paramilitares que administram regiões contra os traficantes sem autorização do estado), mas um trabalho também social e construtivo.
O policiamento comunitário auxilia a comunidade nas questões e necessidades dos moradores. Grande parte dos policiais das UPP´s são recém-formados pela PMERJ (Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro) que saem das academias preparadas para este tipo de policiamento.
As UPP´s também podem receber efetivo de policiais mais experientes e, em caso de combate direto, com o auxílio do BOPE e, em determinados casos, das Forças Armadas do Brasil. A presença das UPP´s garante a entrada de serviços públicos essenciais como luz, água, limpeza pública e obras de saneamento básico, antes inexistentes em áreas dominadas pelo tráfico e pelas milícias.
A instalação dessas unidades, além de trazer ganhos nas áreas da segurança pública e social para as comunidades e sociedade civil como um todo, também amplia a confiança do cidadão e das empresas que trabalham e investem no Estado do Rio de Janeiro. Em tempos antecedentes à realização da Copa do Mundo de 2014 e