União
Material: fios finos de barbante ou de lã (pedaços de mais ou menos 30cm) ou palitos de churrasquinho.
Distribuir entre os participantes os fios de barbante, pedir que cada um analise a aparência, utilidade e propósito daquele pedaço de barbante, (cerca de 2 minutos, para não ficar cansativo).
Pedir que eles arrebentem e observem como foi fácil.
Depois, pedir que cada um ofereça o maior pedaço que lhe sobrou para formar um feixe de barbantes e pedir a alguns voluntários que tentem arrebentar este feixe.
Observem como fica mais difícil se a medida que o feixe fica grosso. Para concluir leia o texto bíblico e discutam sobre a relação com a dinâmica e o grupo.
Podemos ver nesta dinâmica o primeiro ponto da nossa palavra:
Juntos somos mais fortes – (Ec 4: 9-12) Juntos fica mais difícil cair e mesmo quando cairmos o outro nos levanta. Agora ler (Gn.11: 1-9).
1° União não é unidade:
União - Apenas um amontoado de coisas e pessoas, sem compromisso nenhum (dar exemplo).
Unidade – Ligação profunda, relação e força(células e ameba). Para a união virar unidade é necessário as mesmas que a batata para virar purê.
Cozinhar (Fogo do Espírito) – Descansar a batata (Renunciar a individualidade e orgulho) – Amassar ( Quebrantamento).
A unidade desse povo era tanta que Deus ficou abismado com eles. Gn 11:6
2°Falar a mesma língua:
Uma só linguagem não simplesmente da mesma língua, mas ter a mesma maneira de falar (falamos português, mas em cada região ele é falado de uma forma diferente!).
Em Gn 11:3 Eles se comunicavam com clareza e unidos usavam estratégias novas como substituir a argamassa por piche e pedras por tijolos.
Completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude
Filipenses 2:2
Deus se alegra quando temos o mesmo modo de pensar.
3° Ter o mesmo propósito: Irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo suplico a todos vocês que concordem uns com os outros no que