União Ibérica
Com o desaparecimento do Rei de Portugual Dom Sebatião em 1578 durante a luta contra os mouros marroquinos em Alcácer-Quibir uma crise sucessoria começou em Portugal, pois Dom Sebastião não deixou descendentes.
Felipe II se candidatou para assumir a nação vizinha,e para isso chegou a ameaçar os portugueses com seu exército e por isso acaba por não ter resistência da classe mercantil.
INVASÕES
Durante este União Ibérica os Países Baixos lutavam pela emancipação do domínio espanhol ,entretanto Felipe II proibiu o comércio espanhol e portugês com os Países Baixos,o que afetava diretamente os Holandeses que eram investidores da econômia açucareira no Brasil
Com isso os neerlandeses formaram a Companhia da índias Ocientais (1602), e passaram a controlar o comércio oriental,um dos maiores objetivos da Compahia era retornar o comércio de açúcar produzido no Nordeste do Brasil,para isso queriam estabelecer colônias em nosso território.
(1624-1625)-Invasão de Salvador
Ocorrreu em 10 de maio de 1624, a Companhia Neerlandesa das Índias Ocidentais, sigla WIC, desembarcou na Bahia, trazendo um efetivo de cerca de 1700 homens. Essa invasão aconteceu graças à vulnerabilidade das povoações portuguesas no litoral do Nordeste brasileiro. Em 1625.Utilizando táticas de guerrilha e com os reforços de indígenas e tropas espanholas as tropas luso-brasileiras impediram a ocupação do território pretendido pelos invasores que se renderam 1 ano depois.
A expulsão dos Holandese da Bahia a Compahia das Índias Ocidentais teve prejuízo financeiro, porém em 1628 uma esquadra holandesa assaltou uma frota de navios espanhóis que contia matais preciosos e artigos obtidos da América .Com isso os holandeses se prepararam para um novo ataque no Brasil.
(1630-1654)- A invasão de Olinda e Recife
Na segunda investida foi contra o principal centro produtivo da colônia, e um alvo menos defendido. Uma nova esquadra, com 64 navios e 3.800 homens, investirá agora