União europeia
1951
TRATADO DE PARIS
O Tratado de Paris, que institui a primeira Comunidade Europeia, a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), foi celebrado a 18 Abril de 1951, abrindo as portas à Europa das realizações concretas, fundada pela Bélgica, Países Baixos e o Luxemburgo (os países do Benelux), pela Alemanha Ocidental, França e Itália.
Seguir-se-iam outras realizações, até se chegar à União Europeia que hoje conhecemos, uma comunidade que abre portas a todos os estados – da Europa Central á Europa de Leste – duas regiões que estiveram demasiado tempo separadas, aquando do colapso do socialismo e da COMECON.
Nota:
O Tratado de Paris, caducou no passado ano de 2002, já que havia sido assinado por um período de 50 anos.
1954
COMUNIDADE EUROPEIA DE DEFESA
No ano de 1954, devido ao sucesso conseguido pela criação da CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço), os seis componentes desta instituição decidiram criar uma organização que zelaria pela defesa e protecção da Europa, surgindo, assim, a Comunidade Europeia de Defesa (CED).
Entretanto, e apesar de todos os esforços dedicados na construção deste órgão este fracassou não se mostrando eficaz no que respeita ás suas competências.
No entanto, a especial importância no que se refere á criação deste órgão de soberania comunitário, advém exactamente do seu fracasso, uma vez que, a partir de então, os Estados Europeus passaram a adoptar medidas mais progressivas e exímias no sentido de obter uma efectiva aproximação entre eles.
A COMUNIDADE ECONÓMICA EUROPEIA
25 de Março de 1957: a Comunidade Económica Europeia
O plano Schuman (considerado a “Certidão de Nascimento” da Europa Comunitária – resposta adaptada aos problemas do pós-guerra (repercussões da Guerra-Fria e algumas sequelas deixadas pela 2ª Guerra Mundial) tinha dado origem a uma comunidade especializada em dois domínios decisivos, mas limitados: o carvão e o aço.
Sob a pressão da