UNIÃO DESMONTÁVEL
A espécie química que perde elétrons é oxidada e atua como agente redutor (doador elétrons) e a espécie química que ganha elétrons é reduzida e atua como agente oxidante (recebedor de elétrons).
A eletronegatividade, que indica a capacidade de um elemento para captar elétrons, é proporcional ao potencial oxidante de um elemento. Os elementos mais eletronegativos têm um grande potencial oxidante, pois têm grande tendência para formar íons negativos. Da mesma forma, os elementos com eletronegatividades baixas têm um elevado potencial redutor, pois formam facilmente íons positivos.
O potencial de redução é uma medida da tendência de determinada espécie química de adquirir elétrons e portanto, serem reduzida. O valor é medido em volts (V) ou milivolts (mV). Cada espécie possui um potencial redox intrínseco, quanto mais positivo for esse valor maior a tendência da espécie para adquirir elétrons e ser reduzida.
Em soluções aquosas, o potencial de redução é uma medida do tendencia da solução de ganhar ou perder elétrons com a inserção de novas espécies. Uma solução com potencial de redução maior que o das novas espécies a serem inseridas apresenta uma tendencia a ganhar elétrons das novas espécies.