Unix
Primeira versão do UNIX foi desenvolvida em 1969 por Ken Thompson para uso em um PDP-71 que de outro modo, ficaria ocioso. Ritchie e Thompson trabalharam em silencio no UNIX durante muitos anos. Com isso à medida que o UNIX se desenvolveu, ele se tornou amplamente usado na Bell Laboratories e em algumas Universidades, com sua primeira versão fora da Bell Laboratories foi a versão 6, em 1976.
O primeiro trabalho no Berkeley VAX UNIX recebeu o apoio da DARPA para uso do governo, que inclui novo suporte à rede X.25 em conformidade com o padra POSIX. Várias outras alterações, como segurança aprimorada e melhor estrutura do kernel, também estão incluídas.
Como o UNIX cresceu em popularidade, foi movido para muitos computadores e sistemas de computação diferentes, e variedade de sistemas operacionais, e levou os usuários a esperar um ambiente UNIX independente de qualquer fabricante de computador específico. Mas com isso levou a uma grande variação de interfaces de programação e de usuário distribuídas pelos fornecedores, onde na verdade precisavam de interfaces consistentes.
O UNIX de um projeto pessoal de dois funcionários da Bell Laboratories, passou para um sistema operacional que está sendo definido por órgãos de padronização internacionais. Os SO Tunis, Xinu e Minix que são baseados no UNIX forma desenvolvidos para estudo em sala de aula.
PRINCIPIOS DE PROJETO
O UNIX foi projetado para ser um sistema de tempo compartilhado, escrito na sua maior parte em linguagem C, que foi desenvolvido para fornecer suporte ao UNIX, já que seus programadores não gostavam de programar em Assembly. Seu sistema de arquivo em árvore com multinível permite aos usuários criarem seus próprios subdiretórios. Isso simplificou o transporte de sistema de hardware para outro.
O UNIX suporta múltiplos processos, onde um processo pode facilmente criar novos processos, o escalonamento de CPU é um algoritmo de prioridade simples. O swapping é usado se um sistema estiver