Universo
No inicio do texto o relógio é o principal elemento debatido, reforçando que no século XVII o universo mecânico e as invenções influenciaram a sociedade como um todo. René Descartes e outros filósofos teve uma compreensão difirente do universo “ Para eles, não é apenas o universo que se assemelhava ao mecanismo do relógio, as pessoas também.” (pg.36). O ser humano é comparado com uma máquina, Porém há uma tentativa de relacionar o universo físico com a natureza humana que não fica claro no texto, pois falta argumentos para explicar como a física pode ser aplicada nas pesquisas de natureza humana.
Houve várias tentativas para resolver o problema mente-corpo, acreditava-se que a mente tinha uma influência maior sobre o corpo, já segundo Descartes a mente influencia o corpo e pode ter influencia maior do que antes se supunha. René Descartes ajudou tanto no progresso da física quanto na psicologia ao apresentar seus conceito sobre o mecanismo onde compara o universo com o ser humano e sobre o problema mente-corpo que são essências diferentes.
Por último o autor relata os aspectos do século XIX que tem como característica o pensamento filosófico europeu que estava dominado pelo positivismo um sistema baseado em fatos observáveis e indiscutíveis se refere aos objetos e só isso. O empirismo traz a idéia de que o conhecimento é derivado da experiência sensorial.
A filosofia foi fundamental para o progresso da psicologia todas as pesquisas