Universitário
CURSO: LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FISICA
DISCIPLINA: PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Novos Paradigmas na Prática do Psicólogo Escolar
IRACEMA – RR
2012
SERGIO DA COSTA GOIS
Novos Paradigmas na Prática do Psicólogo Escolar
Trabalho apresentado a Universidade Estadual de Roraima - UERR, como parte integrante da avaliação da disciplina, PSICOLOGIA EDUCACIONAL.
PROFESSOR: VINÍCIOS
IRACEMA – RR
2012
Resenha crítica
Novos Paradigmas na Prática do Psicólogo Escolar
Tudo se refere às implicações dos paradigmas com a prática aplicada pelo Psicólogo Escolar nos dias de hoje. Portanto tem sido modificada radicalmente ao longo de sua história voltando-se para uma prática relacional, baseada em um pressuposto do ser humano em construção histórica e social. E quando todos os profissionais envolvidos no sistema por falta de compreensão do papel do psicólogo na escola e sua prática excludente, oriundo do pensamento cartesiano e linear de causalidade. Porém, confrontando posturas que poderá criar espaços de reflexão junto aos sujeitos da escola, visando criar condições mais justas de existência.
A educação representa a capacidade de um povo organizar-se e construir seu futuro, portanto, não se realiza ao acaso, mas como consequência de um esforço expressivo.
A Psicologia Escolar pretende facilitar o desenvolvimento humano, mas ainda permanece pouco conhecida. O sucesso no desempenho do psicólogo escolar exige uma imagem clara de seus principais propósitos, enfrentando um duplo desafio: ser aceito na escola sem ter seu papel limitado na busca da promoção do desenvolvimento infantil e ser apoiado na organização de atividades preventivas que afetam o curso do desenvolvimento da criança envolvendo o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e físico e o enriquecimento da interação social da criança. Brevemente, o propósito deste estudo é focalizar de forma