Universitário
1 – ORIGEM DA PALAVRA ECONOMIA
A palavra economia origina-se do grego: Oikos (eco), que significa casa, riqueza, e Nomos (nomia), cujo significado é lei, regra, administração.
2 – DEFINIÇÕES DE ECONOMIA
2.1 – Primeiras Definições
Na antiguidade, a economia era considerada como a ciência da administração da comunidade doméstica, em suas mais simples funções de produção e distribuição.
Com o desenvolvimento dos Estados-Nações (França, Espanha, Portugal e Inglaterra), e com os descobrimentos de novas terras e o desenvolvimento mercantil, a economia seria definida como o ramo do conhecimento, essencialmente voltado para a melhor administração do Estado, com o objetivo central de promover o seu fortalecimento.
Nesse sentido, a economia foi definida como a ciência que se dedica ao estudo das leis que determinam a riqueza ou da administração da riqueza. Uma vez que a riqueza é gerada pelos homens e por eles administrada, é preciso considerar suas ações sobre a natureza para produzi-la, e suas ações entre si para reproduzi-la e administrá-la.
A riqueza não tem sentido em si mesma. Ela somente será completa se puder ser utilizada em benefício do homem (satisfação de necessidades). Para satisfazer as necessidades o homem necessita consumir algo (coisas). O homem transforma essas coisas através do seu trabalho, com o auxílio de instrumentos. O ato de transformar é denominado produção e por meio dele criam-se bens e serviços.
2.2 – Definições Clássicas
A partir do século XVIII, a economia entraria na sua fase científica, com a formulação de princípios, teorias e leis sobre os três grandes compartimentos básicos da atividade econômica: formação, distribuição e consumo das riquezas.
2.3 – Definições Contemporâneas
Os economistas contemporâneos definiram a economia como a ciência que procedia a análise da prosperidade e das recessões, o exame dos problemas decorrentes da escassez econômica face às