Universitaria
CEPROD – COLEGIADO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
MAPEAMENTO DE PROCESSOS
(Coca – Cola)
Discentes:
Leandro S. Souza
Patrícia Laura S. de Santana
Juazeiro, 29 de maio de 2014
Mapeamento de Processo
Processos x Operações
PROCESSO
OPERAÇÕES
Transporte das garrafas vazias
O caminhão recolhe as garrafas vazias dos pontos de venda e leva até a fábrica.
Armazenamento das garrafas vazias na fábrica.
As garrafas são agrupadas nos pallets que serve para organizar e estocar esses produtos.
O produto é estocado.
As garrafas são estocadas por um determinado tempo sem que nenhum processo aconteça a elas.
Transporte das garrafas vazias para a linha de produção. (DESPALETIZAÇÃO)
Operador com empilhadeira transporta os pallets com garrafas vazias para o início da linha de produção através de uma esteira.
Retirada de Canudinhos em transporte pela esteira.
Um equipamento retira o canudinho das garrafas enquanto são transportadas até a desencaixotadora.
Desencaixotagem de garrafas vazias
As garrafas vazias são retiradas das caixas através de um sistema a vácuo (pela desencaixotadora) e encaminhadas pela esteira para uma pré-inspeção visual.
Pré-Inspeção visual. (garrafas em transporte)
Um profissional capacitado verifica se as garrafas que passam na esteira nesse setor apresentam alguma não conformidade. Em caso afirmativo esta é descartada.
Lavagem.
As garrafas são acomodadas na mesa da lavadora e em seguida introduzidas no equipamento para serem lavadas.
Inspeção Visual Pós Lavagem. (garrafas em transporte)
As garrafas são inspecionadas por um operador capacitado que avalia a perfeição das garrafas descartadas as que não apresentam os padrões necessários antes de seguirem diretamente para o envasamento.
Inspeção Eletrônica. (garrafas em transporte)
Um equipamento emite um feixe de luz que avalia o fundo das garrafas e verifica se há alguma sujeita ou não