Universidades no Brasil e no Mundo
A universidade deve ser reconhecida como uma instituição que desempenha importantes papéis para o desenvolvimento humano, regional e sustentável na sociedade contemporânea.
Além disso, a universidade deve ser capaz de retribuir o investimento que recebe da comunidade, desenvolvendo estudos, pesquisas e projetos de extensão compatíveis com as reais necessidades da população em benefício comum, ou seja, ela deve contribuir para solucionar os atuais problemas da sociedade.
Outra função da universidade é auxiliar os alunos para que eles tenham uma opinião formulada e crítica diante da realidade social para que haja um avanço científico, tecnológico e cultural.
Por fim, a universidade tem como função o dever de estar comprometida com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
A universidade foi mal vista e compreendida desde seu inicio no século XII e XIII, sempre existe pessoas que acham que a universidade não tem missões e nem fundamentos, porem as universidades se tratam de instituições com missões e objetivos. As universidades publicas foram sempre as mais mal vistas pelos indivíduos, porem as mesmas possuem a grande missão de transmitir o conhecimento sobre a natureza, social, humana e histórica, acrescentando aos alunos conhecimento geral. Contudo também há quem diga que as universidades deve se adaptar aos dias de hoje, mudando seu métodos de ensino, dando a idéia de que as universidades estão usando métodos antigos e com isso pouco eficazes.
Porem foi dito pelo Karl Jaspers, que "aqueles que pensam que a universidade tem por tarefa formar trabalhadores na intenção da sociedade de massa (sociedade técnica que não persegue nenhum fim sobre o plano geral, mas se impõe constantemente objetivos particulares), esses se enganam gravemente". Ainda assim se pensa que as universidades devem mudar quando solicitadas para a melhor adaptação do profissional no mercado de trabalho, e que não passa