UNIVERSIDADES NA IDADE M DIA X UNIVERSIDADES DOS DIAS DE HOJE
O inicio das Universidades na Europa está entre os principais acontecimentos da Idade Média. As universidades da Idade Média tornaram-se as mais significativas instituições educacionais e intelectuais. O que caracterizou as universidades na Idade Média foi à forma de organização, bem como a liberdade para o estudo de temas diversos. O projeto da universidade moderna se estruturou de forma a ser diferente de tudo o que se constituía universidade até aquele tempo. O conceito de universidade implicou essencialmente as tarefas de promoção do desenvolvimento máximo da ciência e de produção do conteúdo responsável pela formação intelectual e moral da Nação.
Naquela época para ingressar no curso superior era bem mais complicado, não havia muito acesso a sociedade, somente para quem tinha dinheiro, e as mulheres também não usufruíam o poder do conhecimento. Hoje em dia existem diversas formas de ingressar no curso superior, seja ele público ou particular. E a principal delas é o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) que é uma prova que mede o desempenho e os conhecimentos gerais do aluno, temos também os vestibulares tradicionais, e fora que existem programas de financiamento estudantil que facilita o aluno a pagar uma universidade particular, chamado Fies.
Concluo que a ideia da Universidade na Idade Média é bem parecida com a ideia de Universidade Moderna, pois ambas, tem por único e exclusivo objetivo priorizar o intelecto, a busca pelo saber, pelo conhecimento, e consecutivamente formar profissionais capacitados para o âmbito profissional.