Universidade e Ciencia
TURMA A, MATUTINO. LIVRO: Manual de Introdução ao Estudo do Direito. DIMITRI DIMOULIS.
O livro Do Dimitri foi construído por ele a partir da experiência que ele teve no ensino universitário. Ele escreveu o livro pois achava o Direito Moderno de difícil compreensão . E o livro dele tende a esclarecer o Direito tanto para os leigos quanto para os que iniciaram o curso de Direito.
Definir o que é direito pode parecer simples, mas é difícil. Pois cada pessoa tem uma definição diferente de Direito. A definição de Direito está ligado a ideias filosóficas e políticas. Para Dimitri, nós, estudantes de Direito devemos entender o direito de várias formas.
Antes de dar uma definição sobre Direito devemos nos perguntar o que as pessoas entendem como direito. E cada um terá a sua diferente opinião, assim teremos muitas definições para DIREITO.
Diferentes significados de Direito: Direito é o justo; Direito é aquilo que alguém pode fazer; Direito é o estudo das normas Jurídicas; Direito é o conjunto de normas que objetivam regulamentar o comportamento das pessoas na sociedade.
No livro do Dimitriencontramos também dezoito definições do direito que foram dadas nos últimos vinte e quatro séculos por vários autores. Cada autor no livro nos passaram diferentes ideias e muitas contradições. Mas no final do percurso haverá alguns elementos comuns que facilitam a tarefa de definir Direito.
Vou citar alguns autores que aparecem no livro:
Platão: Para Platão o direito consiste na busca da justiça ou seja, é definido como regra que indica o justo. Dar a cada um aquilo que ele merece.
Aristóteles:Para Aristóteles o direito é justo quando protege os interesses gerais da sociedade.
Hobbes: Para Hobbes o direito é imposto pelo estado mas antes do direito do estado existem os direitos naturais das pessoas.
Kant: Para kant o direito é como produto da sociedade e expressão de obrigações morais dos indivíduos.
Quem estudar sobre esses