UNIVERSIDADE TRABALHO
CENTRO DE HUMANIDADES
CURSO DE FILOSOFIA
FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO, TERRORISMO, RELIGIÃO E PAZ: DESAFIOS PARA O SÉCULO XXI
RAFAEL VASCONCELOS FERREIRA
MATRÍCULA – 1313235
FORTALEZA- CE
2015
Leonardo Boff,Fundamentalismo, Terrorismo, religião e paz desafio para o século XXI, Editora vozes, 2009.
Leonardo Boff nasceu no dia 14 de dezembro de 1938 em Concórdia, Santa Catarina.Formou-se em Teologia e Filosofia no Brasil e na Alemanha. Durante mais de vinte anos foi professor de Teologia Sistemática no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis. Por vários anos esteve à frente do editorial religioso da Editora Vozes. Junto com outros ajudou a formular a Teologia da Libertação, que por causa desta teve conflitos com a Igreja Católica, sendo proibido de dar aulas por um determinado período e a fazer um ano de silêncio. Mais tarde foi professor de Ética e Filosofia da Religião na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É autor de mais de sessenta livros ligados à teologia, à filosofia, à espiritualidade e à ecologia, em sua grande maioria publicados pela Editora Vozes. É membro da Comissão da Carta da Terra. Em 2002, em razão de seu compromisso com o direito dos pobres, ganhou o prêmio Nobel alternativo para a paz.
Leonardo Apresenta a origem do fundamentalismo, citando e desenvolvendo por tipos religioso (protestante, católico e islâmico) fazendo referência entre o capitalismo,terrorismo e a política (representada por Bin Landen e Bush).
Com todas os acontecimentos históricos citados, Boff sugere como resolução dos conflitos a proposta do Alemão Hans Küng: o dialogo e a cooperação universal. No entanto, tal condição seria muito difícil. Por isso o autor propõe outro percurso como solução dos conflitos: o respeito, a compaixão o amor. Tendo em vista que os fundamentalistas já não tem mais a sensibilidade de serem felizes, sorrirem além de serem “irracionais” tendo apenas como argumentação os seus ideais e