UNIVERSIDADE PAULISTA
ICS – CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (APS)
Aluno (a): Katriel Fernandes de Souza
Matrícula: C66HIJ-1 Turma: EF1A17 Turno: Matutino
Corporeidade: Corpo como Objeto de Consumo
Disciplina: Homem e Sociedade e Corporeidade e Motricidade Humana
Resumo:
A educação física está extremamente relacionada com o corpo humano e sua expressividade, assim é importante que saibamos a significância e os impactos do corpo na sociedade no decorrer do tempo, pois houve uma grande mudança no olhar da sociedade em relação à corporeidade, principalmente nos dias atuais, no qual o corpo tornou-se objeto de consumo. Quando falamos de concepção de corpo, que influenciam na pratica de ensino, devemos ter em mente que o nosso cognitivo apresenta intenções, o qual será transparecida através do no nosso corpo, isso a partir de estímulos internos e externos.
O conceito de corporeidade alterou-se com o passar do tempo, em cada sociedade foi abordada de maneira diferente, de conservadora para objeto de consumo. A mídia possui um grande pode em massa, a partir de modelos, cantores, atores e famosos, relacionando o consumismo com o “corpo perfeito”.
O objetivo do trabalho está em mostrar a influencia da mídia na inserção da beleza padrão no meio social, e também a transformação da visão do corpo humano com o passar do tempo. Para a construção do trabalho, foram usados conteúdos de artigos científicos e também a pesquisa literária.
Introdução
O corpo humano é o seu primeiro instrumento natural, sendo um ser corporal, a expressão da nossa existência, cultura e sociedade se da por meio dele, no qual tais expressividades corporais e sua regulamentação estão fardadas a um processo histórico social.
A forma como se comportamos corporalmente está ligada com o meio em que estamos inseridos, devidos as suas particularidades socioculturais. Começamos nossa história trazendo aspectos