Universidade Federal Fluminense
Metodologia de pesquisa II
Aluno: Themis Jonathan de Oliveira – Matrícula: 15113150191 Texto sobre o vídeo da aula inaugural de 2014, ministrada pelo professor Roberto Kant de Lima.
Quebra de paradigmas será a base da minha analise sobre a aula inaugural do professor Kant, o mesmo ao falar do caráter inovador do curso e demonstrar a luta que foi para efetivamente o curso se tornasse uma realidade, já deixou claro que foi preciso quebrar padrões que foram e que são seguidos até os dias atuais.
O professor ao oferecer a ideia do curso de bacharelado em segurança pública ao instituto de ciências humanas e filosofias, foi negado a sua criação por entender que não seria aceitável a presença de policiais em meio acadêmico oposto aos ideais do instituto em questão, chegando-se ao ponto de afirmar que segurança pública não era ciência para ser estudada.
Ao ouvir essa afirmação acredito que a primeira quebra de paradigma foi estabelecida, a vitória de ter conseguido que o curso fosse acolhido pela faculdade de direito da UFF, provando assim que é uma ciência e de fundamental importância para a sociedade e que de forma multidisciplinar enriquece os alunos que optaram por estudar.
Outro aspecto inovador e de forma semelhante quebra os valores que são concebidos como modelo, é o fato de que os policiais militares e civis que fazem esse curso pela primeira vez não serão objeto de estudo e sim consumidores do estudo, e ainda fora do lócus formador da profissão, no caso dos militares as escolas de formação, no caso dos policiais civis a Acadepol. E de forma mais específica ainda retirando conceitos no campus acadêmico que sempre dividiram as polícias internamente: delegados x tiragem e oficiais e praças.