Universidade Federal do Maranh o
Departamento de Centro Ciências Sociais – CCSO
Metodologia do Trabalho Cientifico
Professorª: Drª. Leoneide Maria Brito Martins
Alunoª: Victor de Melo Oliveira
Fichamento: Universidade ‑ criação e produção de conhecimento
LUCKESI, Cipriano et al. Fazer universidade: uma proposta metodológica. 10. ed. São Paulo: Cortez, 1998.
“O nosso sistema educacional, por sua vez, no que se refere à escola, compreende os graus: primeiro inicial; segundo médio, profissionalizante ou técnico; terceiro superior, com a função ambígua de profissionalização.”
1. A.universidade através da história
1.1. Algumas lições de história geral da universidade
“Na Antigüidade Clássica [...] Discípulos se reuniam em torno de um mestre, cuja considerável bagagem de conhecimentos era zelosamente transmitida.”
[...]”entre o final da Idade Média e a Reforma [...] Igreja Católica desse tempo é a responsável pela unificação do ensino superior em um só órgão, a ‘universidade’”. -Observa-se que existe uma forte influência dos dogmas religiosos no desenvolveimento do conhecimento e entendimento humano.
[...]”Grande parte do trabalho intelectual desenvolvido nesses tempos gravita em torno das verdades da fé, religião e, para tanto, os estudos filosóficos ‑ a Filosofia ‑ são bastante cultivados. Aristóteles, Platão e outros filósofos gregos são muito explorados pela escolástica. [...] Igreja Católica mantinha severa vigilância sobre qualquer produção intelectual da época, talvez como exigência do próprio contexto social de então.”
“No Século XVIII surge, com os enciclopedistas, o movimento iluminista que questiona o tipo de saber estribado nas ‘summas medievais’. [...] na linha do espírito positivista pragmático e utilitarista do Iluminismo a universidade surge em função de necessidades profissionais.”
[...]”em conseqüência das transformações impostas pela industrialização, uma outra mentalidade endereçada