UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO
ANAÍS NOGUEIRA HENRIQUES
RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIA,INFÂNCIA E ESCOLA
VITÓRIA - ES 2014
1. COMO A CONSTRUÇÃO DA ESCOLA SE RELACIONOU À CONSTRUÇÃO DA INFANCIA AO LONGO DOS SÉCULOS.
O conceito de infância vem sofrendo diversas mutações desde seu surgimento.
Durante a idade média, século XV, a relação das famílias para com suas crianças era extremamente fria e distante.
As crianças passavam por um processo que as inseria no mundo adulto muito precocemente, se pensarmos de acordo com s padrões atuais.
Após seu nascimento era cuidadas, em uma espécie de resguardo,até os sete ou nove anos, quando eram mandadas para outras casas para aprender diversos tipos de lições.
Essas lições dependiam muito da classificação social dessa criança. Uma criança vinda de família nobre, por exemplo, aprenderia lições de música, canto, caça entre outros, enquanto uma criança da plebe aprenderia lições domésticas e trabalhos braçais.
Depois de passar nove anos na casa de outra família aprendendo as lições que lhe cabiam, o jovem seria oficialmente um adulto, podendo assim voltar à sua família biológica, permanecer na casa da família “adotiva” ou seguir seu próprio caminho.
A partir do século XV a família sofre uma grande transformação.
As crianças começam a ser poupadas das barbáries do mundo adulto, e a sua educação, antes provinda da convivência com os adultos, passa a ser na escola , que deixa de ser reservada aos clérigos e se torna instrumento comum de iniciação social.
Isso se deve ao crescimento de um sentimento de cuidado dos pais em relação aos filhos, de querer acompanhá-los mais de perto.
Essa substituição do modo de aprendizagem também mostra