UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESP RITO SANTO
RELATÓRIO DE MICROBIOLOGIA: Visualização de estruturas fúngicas
Raquel Silva
Sarah Andreata Guerrieri
Winy Galacho Baldan
São Mateus
2015
Os fungos são estruturas celulares em que o núcleo possui cromossomos e membrana nuclear. A parede celular é rígida e a membrana plasmática é rica em ergosterol (vitamina D). Sua reprodução é Sexuada e/ou Assexuada. São responsáveis pela podridão da madeira e reciclagem da matéria orgânica, causam patogenicidade em plantas e com isso prejuízos para a agricultura. Produz também toxinas. Porém, é utilizado na produção de antibióticos (Penicilina) – Penicillium notatum, em Reagentes como os Ácidos orgânicos e bioetanol entre outros.
O objetivo da aula pratica foi a visualização de estruturas fúngicas em alimentos do nosso cotidiano, como a cebola, o pão e a laranja.
METODOLOGIA
Primeiramente flambou-se a pinça três vezes com o auxilio da lâmina e do álcool;
Depois se pegou a pinça e passou-se na parte do alimento onde possuía fungo;
Pegou-se uma gota de água destilada e colocou-se em cima da lamina;
Esfregou-se a pinça na água destilada sobre a lâmina;
Foi feita a montagem da lâmina.
Esse procedimento foi repetido três vezes, com os respectivos alimentos: cebola, pão e laranja.
Depois se observou as lâminas nos microscópios;
Foram observadas as seguintes estruturas fúngicas:
Rhizopus – pão
Cebola – Mucor
Penicillium - laranja
É de grande importância a preparação de meios de cultura para o crescimento e identificação de microrganismos, já que eles são de suma importância para nossa vida, em especial os fungos, analisados nesse relatório, que quando suas hifas se juntam formando bolores, são utilizados para fabricar o antibiótico penicilina, molho de soja, queijos Roqueford e Camembert, tendo também outras utilidades. Sua análise também é muito importante para que possamos combater seus malefícios, entre alguns