UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS FACULDADE DE TECNOLOGIA Salvo Automaticamente
OSCILAÇÕES LIVRES
Professora: Angsula Ghosh
Alunos: Alejandro Novoa Caldas Matrículas: 21206481 Markynson Andrew
Manaus 2015
INTRODUÇÃO
Neste relatório determinaremos a constante elástica K através de um experimento (método dinâmico), fazendo assim a análise dos dados obtidos para a construção de um gráfico.
O necessário entender o conceito de oscilações que é presente em diversos casos do cotidiano. Os movimentos oscilatórios são parte importante do estudo da física em ondas, pelo tanto determina a importância deste experimento.
1 - ATIVIDADES TEORICAS.
O experimento de oscilações livres consiste basicamente no ato de movimentos repetidos em intervalos regulares, mais conhecidos como movimento periódico. Dado este nome, é fácil assumir que ele possui um período, que é o tempo em que o corpo sai de seu ponto estático, faz o movimento e volta para o ponto inicial. Outra importante propriedade do movimento oscilatório é a frequência, que consiste em quantos ciclos se completam a cada segundo, e é medido em Hertz (Hz). Estas duas características estão fortemente relacionadas, sendo assim:
T = período ; = frequência T =
Os movimento oscilatórios são extremamente presentes no cotidiano, sendo nas vibrações de cordas de violão, nas vibrações que o ar em nossa volta faz, o que entendemos como som, da temperatura aparente de um sólido em quanto seus átomos vibram e até para o estudo do eletromagnetismo. O exemplo mais comum é o de transformação de energia mecânica em energia térmica, através do movimento amortecido que se reduz gradualmente.
2 - PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL (Método dinâmico)
Os matérias necessários para a realização do experimento são:
1 mola de 9 mm de diâmetro
1 porta-peso de 10 g
5 massas de 50 g
1 regua graduada com dois cursores
Prendedores
Hastes
Garras de montagem
(corta a imagem do teu manual ae que agente