UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
INTRODUÇÃO A HISTÓRIA DA ARTE, ARQUITETURA E URBANISMO
ALUNO: Karim Conteratto Gass DATA: 08/07/2013.
ATIVIDADE II – TIPOLOGIAS ROMANAS – MODELO 2
Diversas tipologias e elementos arquitetônicos merecem destaque na arquitetura romana. Entre estes podemos citar os Templos, as termas, os aquedutos, os arcos de triunfo, os palácios, os teatros e anfiteatros, os circos, etc.
Sobre os TEMPLOS ROMANOS, responda:
1 - Qual sua função?
Os edifícios religiosos ocupavam os lugares mais altos e importantes das cidades,devido ao valor sagrado e simbólico que as igrejas tinham. Destinados ao culto dos imperadores (divinizados após a morte) e aos Deuses, cada templo levava consigo o nome de algum Deus. Uma vez que o rito religioso é também cerimônia pública, da qual participam as autoridades do Estado e a população, ele se realiza na parte exterior, diante do templo existe para esse fim um vasto espaço livre.
2 – Quais os principais elementos arquitetônicos compõem um templo romano? Incluir imagens ou desenhar.
Os romanos costumavam construir seus templos num plano mais elevado,de modo que a entrada só era alcançada através de uma escadaria,construída diante da fachada principal.Esses elementos principais,o pórtico e escadaria,tornavam a entrada principal bem diferente das laterais e dos fundos dos edifícios.
Maison Carré (16 a.C.), em Nîmes, França - Construído durante o Império Romano entre 19 e 16 a.C., na época do Imperador Augusto.
3 - Quais as principais ordens utilizadas?
Os romanos adotaram as ordens gregas, principalmente o estilo jônico, e acrescentaram mais duas novas ordens: a toscana (forma mais simplificada da dórica, sem estrias no fuste) e a compósita (forma enriquecida da Coríntia, com mistura de elementos jônicos e coríntios).
4 - Podemos identificar diferenças entre os templos gregos e os romanos? Quais seriam?
Sim. Enquanto a concepção