Universidade Estadual Vale Do Acara UVA
Centro de Ciências Agrárias e Biológicas - CCAB
Curso de Ciências Biológicas
Disciplina: Embriologia e Histologia Animal
Professor: Ricardo de Oliveira Tavares
Análise histológica em tecido epitelial sadio de ratos
Wistar (in vivo) irradiados com diferentes intensidades do ultrassom
Daiane M. De Bem, Carlos D. Maciel, José A. Zuanon, Carlos B. Neto, Nivaldo A. Parizotto
Rev Bras Fisioter, São Carlos, v. 14, n. 2,
p. 114-20, mar./abr. 2010
©
Revista Brasileira de Fisioterapia
Introdução
O Ultrassom (US) é um dos recursos físicos amplamente utilizado nos tratamentos de fisioterapia, estéticos e de diagnósticos médicos.
É evidenciado por vários pesquisadores um aumento na síntese de colágeno pela aplicação do ultrassom, acelerando a cicatrização tecidual em diversos tipos de lesões.
2
Introdução
Foi estudado o risco potencial do US nas terapias dermatológicas, estéticas e suas implicações no sistema cardiovascular e também a calibragem dos aparelhos de US, evidenciando a importância da conformidade dos equipamentos de US terapêutico com a NBR-IEC 1689.
Há relatos de que os aparelhos de US no Brasil e no mundo não atendem às especificações dos parâmetros pedidos pela norma.
3
Introdução
Sabe-se que diante de uma escassa literatura sobre efeitos do US em tecidos sadios, muitos profissionais fisioterapeutas acabam realizando aplicações infundadas de métodos e parâmetros.
O objetivo desta pesquisa foi avaliar histologicamente possíveis alterações do tecido sadio in vivo de ratos Wistar irradiados com diferentes intensidades, analisando os cortes histológicos de forma qualitativa e quantitativa. 4
Introdução
Sistema tegumentar:
Tecido epitelial normal sem alterações. Ao lado, encontram-se as seis camadas da epiderme. 5
Introdução
Fonte: http://esteticacomrobertaalonso.blogspot.com.br/2012/10/apele.html Fonte: http://www.efdeportes.com/efd198/microdermoabrasao-naestria-revisao-de-literatura.htm
6
Introdução