UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANH O micro
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS – CCA
CURSO DE ZOOTECNIA – CZ
MICROBIOLOGIA
São Luís – MA
2014
1) O que são enzimas de restrição e como elas são usadas na engenharia genética?
R: As enzimas de restrição foram primeiramente isoladas de bactérias- E. coli- e são enzimas que agem " Cortando" o DNA em lugares específicos e predeterminados. Cada enzima reconhece e corta uma determinada sequência de nucleotídeos, gerando fragmentos de DNA de tamanhos conhecidos. Dessa forma elas tem um papel fundamental na Engenharia Genética para manipulação do material genético como por exemplo para clonagem, e podendo também ligar fragmentos de DNA. São utilizadas quando pretende-se retirar um determinado fragmento (um gene, por exemplo) para posterior ligação a uma outra molécula de DNA, em particular a um vetor de clonagem. As enzimas de restrição, viabilizam a formação de moléculas de DNA recombinado por permitirem criar fragmentos, com a informação genética de interesse.
2) Cite quatro propriedades dos vetores.
R: 1. Contêm um marcador genético para seleção; 2. Habilidade de promover replicação autônoma; 3. Contêm sítios de restrição únicos para facilitar a clonagem do inserto de DNA; 4. Apresentam uma quantidade mínima de DNA não DNA não-essencial para otimizar a essencial para otimizar a clonagem.
3) Defina os passos de PCR e sua importância e, exemplificar o seu uso.
R: O uso da tecnologia de Reação em Cadeia de Polimerase aumentou enormemente a capacidade dos cientistas para estudar o material genético. Desde a sua invenção por cientistas da Cetus Corporation em 1983, a PCR mudou a forma como se realiza investigação e diagnóstico médico. A capacidade de produzir rapidamente grandes quantidades de material genético permitiu avanços científicos significativos em todas as áreas de investigação genómica.
O ciclo de PCR consiste nos seguintes passos:
Desnaturação:
A temperatura elevada (geralmente >90ºC) separa a cadeia dupla