UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR 2
CENTRO DE HUMANIDADES - CH
CURSO DE GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA DISCIPLINA: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO II
PROFESSORA: MARTA
RESUMO DO TEXTO DE ISTVÁN MÉSZAROS: A EDUCAÇÃO PARA ALÉM DO CAPITAL
CLEIDE GOMES DE OLIVEIRA
FORTALEZA
2015
O texto inicia com três epígrafes. A primeira de Paracelso; a segunda de José Martí; e a terceira de Marx. Todas as três enfatizam a urgência de se instituir – tornando-a ao mesmo tempo irreversível – uma radical mudança estrutural. Uma mudança que nos leve para além do capital, no sentido genuíno e educacionalmente viável do termo.
A incorrigível lógica do capital e seu impacto sobre a educação – Uma reformulação significativa da educação é inconcebível sem a correspondente transformação do quadro social no qual as práticas educacionais da sociedade devem cumprir as suas vitais e historicamente importantes funções de mudança. As mudanças são admissíveis apenas como o único e legítimo objetivo de corrigir algum detalhe defeituoso da ordem estabelecida, de forma que sejam mantidas intactas as determinações estruturais fundamentais da sociedade como um todo, em conformidade com as exigências inalteráveis da lógica global de um determinado sistema de reprodução.
Essa lógica exclui, com uma irreversibilidade categórica, a possibilidade de legitimar o conflito entre as forças hegemônicas fundamentais rivais, em uma dada ordem social, como alternativas viáveis entre si, quer no campo da produção material, quer no âmbito cultural/educacional. Suas posições críticas poderiam, no limite, apenas desejar utilizar as reformas educacionais que propusessem para remediar os piores efeitos da ordem reprodutiva capitalista estabelecida sem, contudo, eliminar os seus fundamentos causais antagônicos e profundamente enraizados.
A razão para o fracasso de todos os esforços anteriores, e que se