UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MINAS GERAIS
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR E PESQUISA INESP.
SISTEMAS E TECNOLOGIAS E INFOMAÇÃO APLICADOS À LOGISTICA.
RFID (RADIO FREQUENCY IDENTIFICATION).
NOMES: José, João e Maria.
DISCIPLINA: LOGISTICA 1 PROFESSORA:
O que é RIFD?
A tecnologia de RFID (radio frequency identification – identificação por radiofrequência) nada mais é do que um termo genérico para as tecnologias que utilizam a frequência de rádio para captura de dados. Por isso existem diversos métodos de identificação, mas o mais comum é armazenar um número de série que identifique uma pessoa ou um objeto, ou outra informação, em um microchip.
Tal tecnologia permite a captura automática de dados, para identificação de objetos com dispositivos eletrônicos, conhecidos como etiquetas eletrônicas, tags, RF tags ou transponders, que emitem sinais de radiofrequência para leitores que captam estas informações. Ela existe desde a década de 40 e veio para complementar a tecnologia de código de barras, bastante difundida no mundo.
Funções:
Hospitalares: Implante de tags em humanos que contém toda a informação de um paciente, podendo ser facilmente lida por um médico assim que o paciente chega ao hospital.
Veículos: O RFID também é utilizado para propor maior agilidade em pagamento de pedágios e estacionamentos de shoppings. Através de uma etiqueta adesiva colada no para-brisa, o usuário tem acesso a pontos que possuem a antena instalada e esta (a antena) faz a leitura e abre a cancela automaticamente.
Industrial: No setor industrial os sistemas de RFID têm várias aplicações Uma delas é na identificação de ferramentas, que no caso de grandes indústrias facilita o processo tanto de manutenção, quanto de substituição e administração das mesmas. Os sistemas RFID podem tanto melhorar a rapidez e qualidade do serviço, como também ter um papel de segurança nas indústrias é na identificação de recipientes, embalagens e garrafas,