UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
EXTENSÃO | MARKETING VIRAL | PÓS EM MARKETING DIGITAL
Acadêmica Luana Martins
Consumo Colaborativo | Análise de caso
Crises econômicas e a preocupação com o meio ambiente impulsionaram o crowdfunding, ou consumo colaborativo. Colocar à disposição do mercado produtos usados ou serviços que possam ser compartilhados com outros usuários é uma iniciativa que diminui o consumo de recursos naturais para produção de novos.
O uso das redes sociais como ferramenta para divulgação e ponto de encontro de pessoas interessadas em consumo colaborativo atrai as mais diversas formas de troca com o intuito de evitar a necessidade de compra. É possível encontrar oferecimento de produtos usados, troca de produtos como livros, objetos de decoração por outros produtos, alugueis de carros, compartilhamento de automóveis, financiamento de projetos e negócios empreendedores entre outros.
Um exemplo de plataforma de cowdfunding é o portal Impulso, classificado como negócios colaborativos. São projetos empreendedores de negócios propostos por seus autores os quais buscam na rede um financiamento para sua ideia. Sem fins lucrativos a Impulso tem como objetivo engajar e divulgar projetos conta também com o apoio de grandes empresas que abraçam a causa como, Danone, Coca-cola Brasil, Lojas Renner, Natura entre outros.
A Impulso disponibilizou um portal para que ideias inovadores fossem apresentadas e avaliadas por seus parceiros ou qualquer outro interessado em investir na ideia apresentada. O autor informa qual é o valor necessário para a implantação da ideia, esta deve ser de impacto causar movimentação online e despertar a vontade de investidores.
O retorno do investimento deve ser dado pelo autor do projeto em forma de atualização do trabalho após a aprovação do financiamento é obrigatório. Dessa forma o portal prioriza empreendedores de baixa renda, dando oportunidades a quem falta capital. Aa viralização das boas ideias é que da