Universidade Do Estado Do Rio De Janeiro Laboratorio
Medidas diretas com resistores
Objetivo da experiência:
A partir das medições feitas com os resistores vamos analisar a diferença entre o valor nominal dos resistores (valor teórico) e o valor real dos mesmos (valor prático). Além disso, observar na pratica a teoria dos erros a partir das medidas realizadas.
Introdução teórica:
Diz a teoria dos erros que para toda medição existe uma incerteza associada, seja ela do instrumento de medida, de pessoa que realiza essa medida ou até mesmo da forma como esta é feita. Sempre há um erro, uma incerteza sobre o valor obtido sendo assim é necessário adotar um limite dentro no qual o valor encontrado deve estar. O resultado nunca será perfeito ou correto mais tenta-se chegar mais o mais próximo possível fazendo com que a incerteza seja a menor possível. Portanto, deve-se adotar um valor que melhor represente a grandeza que está sendo medida e uma faixa de desvio.
De acordo com o postulado de Gauss: “O valor mais provável que uma série de medidas de igual confiança nos permite atribuir a uma grandeza é a média aritmética dos valores individuais da série”. O valor mais provável é a media aritmética dos valores encontrados e esse valor é dado a partir da equação a seguir:
Med: X1+X2+ X3+.....+Xn ∕ n
Além disso, temos que o erro é a diferença entre um valor obtido ao se medir uma grandeza e o valor real ou correto da mesma.
Matematicamente: erro = valor medido − valor real.
No entanto o valor real normalmente é desconhecido então, sendo assim, devemos falar sobre desvio do valor real que é a diferença entre um valor obtido ao se medir uma grandeza e um valor adotado que mais se aproxima do valor real.
“ O aumento do número de medidas (ou do tamanho da amostra) pode reduzir a incerteza no valor esperado”, ou seja, quanto mais componentes forem avaliados mais próximos estaremos do valor real por isso o experimento foi realizado com 50 resistores de mesmo código de cores.
Descrição:
Material utilizado:
- 50