Universidade Do Estado De Mato Grosso
Universidade Aberta do Brasil – UAB
Departamento ....... - DEAD
Disciplina: Estudos Linguísticos e Concepção de Linguagem
Curso: Letras-Inglês
Polo: Aripuanã
FÓRUM AVALIATIVO
Eluane Marçal de Oliveira
Aripuanã/ 2015
01) Quais foram os dois grandes polos de investigação linguística no século XX? Quais os movimentos linguísticos do polo formalista?
Comente seus principais conceitos e contribuições.
A partir do século XX, a Linguística Moderna surge com o Curso de Linguística
Geral de Saussure, nessa época foi discutido as formas da linguagem, mas duas delas se destacaram, foram os dois grandes polos de propostas de investigação, o polo formalista, que analisava a linguagem verbal/ língua em si mesma desvinculada de fatores não linguísticos, e o polo pragmático, que considera as condições de uso da linguagem verbal em situações reais de uso.
O polo formalista de investigações da linguagem é constituído pelos movimentos linguísticos, Estruturalismo e Gerativismo, os quais têm em comum a tendência em analisar a língua como um objeto autônomo, desvinculado do processo comunicativo e sociointeracional, ou seja, estudam a língua sob o ponto de vista abstrato (psíquico), fora do contexto de uso.
Sendo
os principais conceitos do
Estruturalismo
o formalismo e o
funcionalismo. O formalismo é responsável pelo que diz respeito a forma da língua tendo como principal responsável Saussure, já o funcionalismo se preocupa com a função da língua na comunicação, na sociedade, na literatura e na linguagem que teve alguns nomes importantes, destaca-se Jacobson e as seis funções da linguagem que se tornou o mais divulgado esquema do processo de comunicação linguística.
O Gerativismo é um aspecto particular do desenvolvimento da capacidade do ser humano de captar e dominar conhecimentos, e são as ideias e princípios inatos derivados dessa capacidade de pensar que determinam a forma de conhecimento adquirido de maneira restrita e