UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
Relatórios das Aulas Práticas de Bioquímica
Acadêmica: Tanisi Alves dos Santos Matrícula: 127450
CARACTERIZAÇÃO DE CARBOIDRATOS
O experimento teve como finalidade caracterizar a presença de açúcares dos carboidratos através dos mecanismos de reação, estabelecendo as propriedades dos carboidratos com técnicas que podem ser utilizadas para a determinação deste constituinte.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Na reação de Barfoed, as soluções de glicose e frutose apresentam presença de precipitado avermelhado característicos, sendo então, monossacarídeos. As soluções de lactose e sacarose não apresentaram tal aspecto, sendo então dissacarídeos.
Na reação de Seliwanoff, os tubos de ensaio com sacarose e frutose apresentaram coloração avermelhada, característica da complexação dos compostos furfúricos com o resorcimol. Os tubos de ensaio com soluções glicose e lactose permanecerão inalterados.
A glicose pode dar reação positiva, se o aquecimento for prolongado, porque na presença de HCl, ocorre a sua transformação em frutose.
A glicose é um monossacarídeo composto por seis carbonos e pelo grupamento aldeído, sendo, portanto uma aldose que se trata de um açúcar redutor.
A frutose é um monossacarídeo composto por seis carbonos e pelo grupamento cetona. É uma cetose não redutora.
A lactose é um dissacarídeo constituído pela união de dois monossacarídeos (glicose + galactose) sendo formada, por duas aldoses.
A sacarose é um dissacarídeo constituído pela união de dois monossacarídeos (glicose + frutose), sendo formada, portanto, por uma aldoses e uma cetoses.
Através dos testes realizados durante a aula prática, foi possível caracterizar os carboidratos analisados (Glicose, Frutose, Lactose e Sacarose) pela reação de Barfoed em mono e dissacArídeos e pela reação de Seliwanoff em aldoses e cetoses, baseando-se no critério estrutural de cada um.
CARACTERIZAÇÃO