Universidade Cidade De S O Paulo
Trabalho de resumo e conclusão sobre a teoria da cultura.
Professor: Adriane Gomes
São Paulo.
2015
Teorias da Cultura.
A antropologia é uma ciência de natureza social, que estuda o homem e as características, sendo ela, social, física e cultural.
Cada pessoa em qualquer lugar do mundo, tem um conceito e princípios, os quais foram determinados pela sua cultura. Cada cultura tem suas individualidades, sendo essas individualidades abrangendo a parte social, econômica e até mesmo religiosa, não existem pessoas sem cultura, e sim pessoas com culturas diferentes.
Qualquer que seja a definição adotada, é possível entender a antropologia como uma forma de conhecimento sobre a diversidade cultural, isto é, a busca de respostas para entendermos o que somos a partir do espelho fornecido pelo outro, uma maneira de se situar na infinidade de vários mundos sociais e culturais, abrindo janelas entre eles, através das quais podemos expressar nossas possibilidades de sentir, agir e refletir sobre o que, afinal de contas, nos torna seres humanos.
Na antropologia da Cultura, podemos identificar duas teorias distintas, sistemas adaptativos e as teorias idealistas da cultura, com o sistema adaptativo as culturas funcionariam como um instrumento padronizado no comportamento, permitindo a adaptação do homem em um modo de vida que colocaria em uma vida social, desde o econômico, até o político-ideológico, o mágico-religioso, já na teoria idealista, o indivíduo se adapta em determinada sociedade, teria sentidos e significados atribuídos em seus resultados e moldaria o comportamento.
Cultura é um código compartilhado por um grupo social.
A cultura é aprendida dentro desse grupo, portanto, não é biológica, qualquer ser humano pode aprender qualquer cultura, desde que seja socializado dentro dela ao nascer, isso não tem nada a ver com genética, ao sermos introduzidos numa cultura (por nascimento ou adoção) aprendemos um código uma maneira e nos permite a