UNIVERSIDADE CATOLICA 02
A Universidade Católica do Salvador (UCSal), mantida pela Associação Universitária e Cultural da Bahia, é uma instituição educacional de direito privado, sem fins lucrativos, criada e reconhecida em 1961, como Universidade Livre Equiparada, sendo a segunda Universidade instalada no Estado.
A UCSal surgiu em decorrência da preocupação da Igreja Católica com a formação de uma cultura universitária a serviço do desenvolvimento social e econômico da sociedade, inspirada no ideário cristão e num momento em que se travava, no Brasil, a grande polêmica a respeito da Reforma Universitária.
A Instituição foi implantada pela justaposição de escolas profissionais, seguindo a tônica dos processos de implantação de universidades no Brasil, sendo estruturada a partir da incorporação e agregação de Escolas e Faculdades existentes na cidade de Salvador .
A sua expansão ocorreu, basicamente, por intermédio do ensino de graduação, da extensão universitária e dos cursos de especialização, como a grande maioria das universidades brasileiras.
Dessa forma, os cursos oferecidos pela Instituição, tanto no âmbito da Graduação como da Pós-Graduação, expressam uma concepção coerente com a sua Missão, Vocação e Princípios, uma vez que atendem as necessidades surgidas no seio da sociedade, identificadas a partir dos trabalhos extensionistas e transformadas em programações acadêmico-pedagógicas expressas nos currículos dos cursos e nas ações diretas junto às comunidades.
A UCSal desenvolve atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, próprias de uma Universidade, distribuídas por 05 campi (Palma, Lapa, Garibaldi, Federação e Pituaçu) e procura desenvolver essas atividades de forma conjunta, envolvendo a comunidade – as unidades acadêmicas e administrativas, as entidades representativas do corpo docente (Aducsal), discente (DCE, DA, e CA) e dos funcionários (Assucsal), além dos Conselhos Institucionais: Conselho Universitário (Consun), Conselho de Ensino e