Universidade Cat Lica De Pernambuco
Gestão Financeira II - Custódio Pereira
Maria Creuza Campos Paiva
Resolução do Capítulo 10 - Princípios de Administração Financeira - 10 ed. Lawrence J. Gitman
1. Os projetos que sejam mutuamente exclusivos podem levar a diferentes soluções, devido as taxas de reinvestimento implícitas em cada um dos métodos.
A aceitação de um projeto pode ser ativa, quando inclui o desenvolvimento um plano de contingência para ser executado quando ocorrer um risco. Já aceitação passiva não requer ação, deixando a equipe de projeto fazer um arranjo quando o risco ocorrer.
2. Em orçamento de capital, o termo risco refere-se à possibilidade de que um projeto se mostre inaceitável, ou seja, que VPL < 0 ou TIR < custo de capital. Risco, em orçamento de capital, é o grau de variabilidade dos fluxos de caixa. Nos projetos convencionais de orçamento de capital, o risco decorre quase que inteiramente das entradas de caixa, porque o investimento inicial geralmente é conhecido com relativa certeza.
Para avaliar o risco de um gasto proposto de capital, o analista precisa medir a probabilidade de que as entradas de caixa sejam suficientemente elevadas para levar a aceitação do projeto.
3. a)Análise de sensibilidade – É a abordagem que utiliza diversos valores possíveis de uma variável-chave, como as entradas de caixa, para avaliar seu impacto sobre o retorno da empresa, medido aqui pelo VPL.
b)Análise de Cenário – É uma abordagem semelhante à análise de sensibilidade, mas com enfoque mais amplo. Ela avalia impacto sobre o retorno da empresa de alterações simultâneas de diversas variáveis, como entradas de caixa, saídas de caixa e custo de capital.
c)Simulação – É uma abordagem comportamental com base estatística que aplica distribuições de probabilidades predeterminadas e números gerados ao acaso para estimar resultados com risco.
4. É a taxa de retorno que deve ser obtida em um projeto para recompensar os proprietários da empresa adequadamente pelo