UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
Nome: Natália Silva Lima - RA: 20466605 - Noturno
Curso: Comunicação Social – Publicidade e Propaganda
Tommie Ohtake.
Na visita feita à exposição de Tommie Ohtake, agreguei todas as informações que pude para melhor absorver a ida até lá. Essa exposição feita com 30 telas feitas pela mesma, dos seus 100 anos até 101, resultou numa variedade de telas monocromáticas, usando diversos tons, de branco à vermelho, amarelo e azul. Suas obras trazem relevos sutis, que ficam marcados em pinturas delicadas, trazendo aos olhos do espectador um anglo muito interessante.
Os traços usados pela artista supõe um enigma, ainda que ela já estivesse com uma idade avançada, uma peculiaridade brasileira. Os caminhos que os traços das obras de Ohtake tomam, instigam o espectador e os fazem refletir sobre os motivos escolhidos pela artista.
A artista consegue transparecer sua identidade de forma intensa em suas obras de óleo sobre tela. Com seu ultimo projeto de adentrar o universo do fundo e figura, ela conseguiu abranger o assunto a fundo. Ela usou a figura em relevo junto com o fundo de cores chapadas, fazendo harmonia entre ambos e tornando as figuras destaques de suas obras.
A exposição é bem interessante para quem não tem o hábito de visitar museu. A história da artista chama muito a atenção, devido ela ser japonesa, e ter se naturalizado brasileira. Ela viveu de forma livre e usou seu dom para expressar suas ideias, e mostrar para o mundo sua visão. E nos faz refletir sobre formas e visões que podemos descobrir com essas visitas.