UNIVERSIDADE ANHANGUERA
Familia e sociedade
Serviço Social Conteporâneo
Sobradinho DF
Famílias de Crianças e Adolescentes abrigados: quem são, como vivem, o que pensam, o que desejam
O adulto formado é o reflexo do lar em que se passou toda a sua vida, e de como foi criado. Na família é onde se aprende a falar e constrói sua imagem e o que se ver dos outros. Através de como a vida de uma família é feita e vivida é que se ver o mundo.
A família vem sofrendo mudanças sociais, a expectativa de vida aumentou e atingiu o meio familiar, fazendo com que as antigas gerações tenham papeis importantes na vida de seus familiares, essas gerações passaram a se solidarizar e ajudar os mais novos a passarem por situações que a vida acaba por lhes impor.
O trabalho feminino, o numero de filhos e comprovações de paternidade também contribuem com a proximidade familiar atual, que também a respeito da figura responsável pela família, na qual a mãe passou a se a chefe. O aumento dos divórcios e de recasamentos também são mutações vividas pelas famílias e causadoras de conflitos vividos por elas.
O que mudou e o que permaneceu se juntam no assunto família. Não há um tipo único de família. As condições sociais e suas rotulações de classes, faz com que seja difíceis as trajetórias de uma família.
Com isso as famílias com menos poder aquisitivo passam por experiências de cortes na vida escolar, financeira, de moradia, relacionamentos, dentre outros, que acabam por não terem outra opção senão a retirada de membros mais jovens. O que enfraquece o núcleo, que sofre cada vez mais cortes.
A convivência familiar e o apoio entre si são essenciais para as famílias mais pobres.
Esta longe das conquistas destas famílias superar as imposições impostas pela sociedade, mesmo porque a maioria delas são indisponíveis as mesmas.
As condições financeiras e sócias os limitam a criar e educar seus filhos, fazendo com que sua família não seja da maneira