UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
CURSO: LICENCIATURA EM HISTÓRIA
DISCIPLINA: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
PROFESSOR FORMADOR: Helinton Moura Batista. ALUNO (A): Fabiano Santana Batista.
POLO: Jose de Alencar Bezerra. Pio IX.
TUTOR (A): Gabriel Domingues, Eliane Rodrigues.
QUESTIONÁRIO OFF-LINE.
O Mito da Caverna, também conhecido como “Alegoria da Caverna” é uma passagem do livro “A República” do filósofo grego Platão. É mais uma alegoria do que propriamente um mito. É considerada uma das mais importantes alegorias da história da Filosofia. Através desta metáfora é possível conhecer uma importante teoria platônica: como, através do conhecimento, é possível captar a existência do mundo sensível (conhecido através dos sentidos) e do mundo inteligível (conhecido somente através da razão).
Leia seus textos, pesquise, reflita e resolva as questões propostas.
1 - O que é a caverna? Ou O que ela representa?
A caverna é o mundo ao nosso redor, físico, sensível em que as imagens prevalecem sobre os conceitos, formando em nós opiniões por vezes errôneas e equivocadas, (pré-conceitos, pré-juízos).
2 - As sombras das estatuetas estão representando o quê? As coisas que percebemos. As sombras no fundo da caverna simbolizam as aparências sensíveis das coisas; as crenças., apenas o que queremos ver.
3 - Quem é a pessoa do prisioneiro que se liberta e sai da caverna? O filósofo. Aquele que tem acesso à luz - ao conhecimento, aquele que não fica na inércia.
4 - A luz exterior do sol está representando o quê?
O Sol representa a Ideia suprema de Bem, ente supremo que governa o inteligível, permite ao homem conhecer e de onde deriva toda a realidade. Simboliza o conhecimento, sabedoria.
5 - O que significa o mundo exterior? O mundo fora da caverna representa o mundo real, que para Platão é o mundo inteligível por possuir Formas ou Ideias que guardam