Univag
Curso de Engenharia de Ambienta e Alimentos
Disciplina: Física geral e experimental – Laboratório
1. Organização de um Relatório
Um relatório deve descrever de forma detalhada, clara e objetiva a realização e conclusão de um experimento. Apenas os dados relevantes para compreensão dos resultados devem ser descritos. A clareza e a objetividade têm, por finalidade, uma leitura prática e rápida sem perdas de informações.
Para as disciplinas do Curso de Engenharia Civil o relatório deve conter as seguintes partes:
a) título do experimento, data de realização e identificação dos discentes (capa)
b) Objetivo do experimento
c) Fundamentação teórica;
d) Parte experimental e discussão;
e) Análise de Dados e Resultados
f) conclusão
g) referências bibliográficas;
A subdivisão de cada parte acima em dois ou mais itens é possível e recomendada; mas apenas quando necessária para sua melhor compreensão.
1.0 Objetivo do Experimento
Esta seção designada para, em poucas linhas, detalhar o que se pretende com o experimento.
1.2 Fundamentação Teórica
Os objetivos da experiência devem ser discutidos nesta seção. As leis físicas necessárias para compreensão do tema devem ser abordadas, bem como os comentários relevantes na abordagem do experimento e que não se enquadram nas outras partes do relatório.
1.3 Parte Experimental e Discussão.
Esta seção deve conter, principalmente, uma descrição detalhada do aparato experimental utilizado, bem como o procedimento utilizado durante a realização das medidas e tomada de dados. As características dos instrumentos utilizados, suas incertezas e cuidados particulares adotados são informações extremamente importantes.
1.4 Análise de Dados e Resultados
Os dados, quando repetitivos, devem ser apresentados na forma de tabelas. Os cálculos utilizados para obtenção dos resultados das medidas devem ser apresentados nesta seção. Gráficos utilizados para análise dos dados devem ser incluídos também. Tabelas, gráficos e