UNIUBE CAIXA BAIXA Correto 1
EAD-POLO DE CARIACICA
AMBIENTES
DE
APRENDIZAGEM
TURMA: 27
ALUNAS: TATIANA VIEIRA RIBEIRO (LIDER)
ELIZABETE MARIA M. GRACILIANO (VICE-LIDER)
ÉRICA DA CUNHA CORCINO DE OLIVEIRA
TANIA REGINA CASOTTE
AMBIENTES DE APRENDIZAGEM
A tecnologia chegou as escolas proporcionando ao professor a ampliação dos métodos de ensino de forma prazerosa para o aluno. O profissional da educação deve acompanhar o desenvolvimento tecnológico, buscando informações e formação sistematizada para desenvolver seu papel de intermediário entre aluno e conhecimento de maneira criativa e crítica.
O professor para estimular a aprendizagem do aluno, além de ser criativo, ele deve conhecer o meio social em que o mesmo convive e aproveitar toda a bagagem de conhecimento dos seus alunos. Hoje a maioria das crianças chegam as escolas já com algum conhecimento tecnológico, e cabe ao professor a construção de uma aprendizagem coletiva, ou seja, uma troca de conhecimentos.
Em pelotas (RS), a escola de ensino fundamental e médio Mário Quintana já aderiu às lousas digitais, segundo a professora de língua portuguesa Thaís de Almeida Rochefort. A mesma diz que a ferramenta permitiu que os alunos dessem “vida aos conhecimentos”. Assuntos antes tratados de maneira menos interativa, agora fazem com que os alunos se sintam parte deles, coautores, explica.
Um ambiente de aprendizagem não pode ser confundido apenas com o espaço físico onde ocorrem práticas educativas, mas sim, um ambiente em que o aluno está sujeito a oportunidades de ensino-aprendizagem.
Os ambientes de aprendizagem, em sua maioria, estão distantes de representar um modelo de aprendizagem colaborativa que se deseja efetivar em nossas aulas.com os objetivos de obter uma base teórica para estes ambientes vamos navegar na fluência de diversas linhas das pesquisas, desde a inteligência artificial e a psicologia, passando pelos aspectos do trabalho colaborativo suportado por especificamente da