Unip
a.
Apenas I está correta.
b.
Apenas II está correta.
c.
Apenas I e II estão corretas.
d.
Todas estão corretas.
e.
Apenas III está correta.
1 pontos
Pergunta 2
a.
O estado onde ocorreu a maior quantidade de km2 desmatados foi o Pará.
b.
A área total de desmatamento corresponde a menos de 0,1% da área da Amazônia Legal.
c.
Somando-se a quantidade de áreas desmatadas nos estados de Roraima e Tocantins, obtemos um terço da quantidade de área desmatada em Rondônia.
d.
O estado do Mato Grosso foi responsável por mais de 50% do desmatamento total detectado nesse período.
e.
As quantidades de áreas desmatadas no Acre, Maranhão e Amazonas formam, nessa ordem, uma progressão geométrica.
1 pontos
Pergunta 3
a.
No imaginário das pessoas das metrópoles do mundo periférico há uma visão generalizante de que a chegada de populações migrantes à cidade amplia a violência. Essa visão é confirmada pelos dados apresentados no gráfico A.
b.
Esses migrantes, por virem de lugares onde predominam a pobreza, o desemprego, o subemprego, o atraso infraestrutural e a violência explícita, reproduzem, na metrópole, essa ambiência violenta. Além de trazerem essa "bagagem de atraso", os migrantes competem com as populações locais nas possibilidades de inserção no mercado de trabalho formal.
c.
Percebe-se que a maior parte da população carcerária do município do Rio de Janeiro está na faixa de 20 a 39 anos, período dos mais importantes para a qualificação e a atuação da mão de obra produtiva em determinado ambiente.
d.
Como os migrantes não são competitivos frente aos nativos da cidade, não se inserem no mercado oficial de trabalho, dirigindo-se, como estratégia de sobrevivência, para a marginalidade e a ilegalidade, reforçando a violência nos já conturbados ambientes metropolitanos. A opção pela marginalidade acarreta, por fim, o inchamento dos espaços carcerários.
e.
A