UNIP CAPA
O ensino de história e geografia na formação de professores para os anos iniciais do ensino fundamental e Educação Infantil.
Ana Cláudia Trevisan RA: B6541H-9
Érica Cristina Mengali RA: B6234F-1
Juliana Aparecida Lopes RA: B8714E-7
São José do Rio Pardo
2015
INTRODUÇÃO
JUSTIFICATIVA
Os PCN enfatizam a significância do ensino de história e de geografia ser desenvolvido por meio de reflexões alicerçadas na realidade e caracterizando o local em que vive. Além disso, propõe a debate de algumas dificuldades para concretização deste propósito, tendo em vista aspectos relacionadas à formação inicial e continuada do professor que atua nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
O ensino de historia e geografia fornece meios para que os alunos se situem no espaço e no tempo em que vivem. Deve se proporcionar ao aluno convivência com pessoas de várias faixas etárias, ampliando sua noção de tempo e espaço, fazendo uma relação entre o presente e passado em diferentes culturas e sociedades. Além de compreender que existe diferentes ambientes dentro de uma mesma sociedade que exige comportamentos diferenciados para cada local.
[...] a formação de professores é uma ação contínua e progressiva que envolve várias instâncias, e atribui uma valorização significativa para a prática pedagógica, para a experiência, como componente constitutivo da formação. Ao valorizar a prática como componente formador, em nenhum momento assume-se a visão dicotômica da relação teoria-prática. A prática profissional da docência exige uma fundamentação teórica explícita. A teoria também é ação e a prática não é receptáculo da teoria. Esta não é um conjunto de regras. É formulada e trabalhada com base no conhecimento da realidade concreta. A prática é o ponto de partida e de chegada do processo de formação (2009, p. 27).
OBJETIVO
. Compreender o Ensino de História e Geografia como essenciais para o processo de