Unip Apostila EPA
PROFESSOR: Gilberto César Ortolan Bellini
TURMAS: 1º e 2º Sem – Administração - 2013
Análise do Ambiente: é o processo de monitoração do ambiente organizacional para identificar os riscos e oportunidades, tanto presentes como futuros, que possam influenciar a capacidade das empresas em atingir suas metas.
Propósito da Análise de Ambiente: avaliar o ambiente organizacional de modo que a administração possa reagir adequadamente e aumentar o sucesso organizacional. Ela é feita para fornecer à administração a habilidade para responder a questões críticas do ambiente. Ou ainda identificar questões atuais significativas, determinar prioridades para essas questões e desenvolver um plano para tratar cada uma delas.
Estrutura Ambiental
a) Ambiente Geral: externo à organização, componentes de larga margem de informações e pouca aplicação imediata para uma organização
a.1) Componente Econômico- indica como os recursos são distribuídos e usados dentro do ambiente (PNB, taxa de inflação, produtividade, taxas de emprego, débitos e despesas, balanço de pagamentos)
a.2) Componente Social - descreve as características da sociedade na qual a organização existe. (Níveis educacionais, costumes, crenças, estilo de vida, idade, distribuição geográfica)
a.3) Componente Político - compreende os elementos que estão relacionados à obrigação governamental (tipo de governo, política governamental em relação à indústria, plataformas eleitorais, aprovação de leis)
a.4) Componente Legal - consiste da legislação aprovada, que deve ser seguida por todos os membros da sociedade (Procon, CLT, Código Tributário, Marcas e Patentes, ABNT
a.5) Componente Tecnológico - novas abordagens para a produção de mercadorias e serviços, novos procedimentos e equipamentos (robôs, etc)
b) Ambiente Operacional é o nível do ambiente externo à organização composto de setores que normalmente têm implicações diretas e relativamente mais imediatas na administração